O Grupo Carrefour Brasil anunciou no dia 12/04/2023 que concluiu a compra do Grupo BIG, antigo Walmart Brasil, por 7,5 bilhões de reais. A operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em março, após o Carrefour se comprometer a vender 17 lojas e um centro de distribuição.
A compra do Grupo BIG amplia a liderança do Carrefour no mercado brasileiro de varejo alimentar, com presença em todos os estados e uma rede de mais de 1.100 lojas. No entanto, também gera preocupações jurídicas sobre os possíveis impactos na concorrência, nos direitos dos consumidores e dos trabalhadores, visto que tal dominância acaba dando maior poder à varejista dentro do mercado alimentício nacional.
Segundo o CADE, o Carrefour terá que manter as condições de emprego dos funcionários das lojas vendidas por pelo menos seis meses. Além disso, terá que garantir a qualidade e a variedade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores, bem como evitar práticas abusivas de preços ou condições comerciais, ou seja, fez algumas exigências, mas foi liberado com advertências.
O negócio entre Carrefour e Grupo BIG é um exemplo de como as fusões e aquisições no setor varejista podem afetar diversos aspectos jurídicos e sociais. Por isso, é importante que as autoridades competentes fiscalizem e regulem essas operações, visando preservar o equilíbrio do mercado e os direitos dos envolvidos.